top of page
Foto do escritorWagnerRM

Breath of Fire V: Dragon Quarter (2002): Ascendendo ao céu | Capcom Quest #295

Se não fosse pela mecânica de combate muita coisa mudaria Capcom Quest de Breath of Fire: Dragon Quarter! O quinto e polêmico episódio da série.


Com certeza a Capcom já sabia que esse jogo era nicho do nicho. Além de ser muito exigente, poucas coisas são relacionadas a franquia.




Muita gente deve ter desistido de jogar só pelo sistema de combate. É estratégico, consume AP só de andar e os personagens são muito fracos. Nem usando o sistema de "combos +10%" facilita a parada...




Não o bastante, o game tem sistema de reset "SOL", fazendo isso você começa o jogo do zero mas com equipamentos e level que estava. E é claro, aumenta seu D-Ratio.



D-Ratio, além de mostrar status e força, também é a chance que você tem de fundir com um dragão, o que não significa muita coisa já que Odjin vai linkar com você por conta do plot. Mas quanto maior seu D-Ratio mais áreas e GCs novas aparecerão.




Acho que o maior erro em relação ao D-Ratio é não ter um final extra ou estendido quando chega no 1/4 (maior nível que você pode alcançar). Os NPCs também continuam te tratando como se fosse um "Low-D", bem engraçado.




O plot conta que uma grande guerra aconteceu onde foram usados Dragões, os resultados foram tão catastróficos que deixou a superfície inabitável, fazendo a civilização ir pro subterrâneo.





Anos depois, clones desses tais dragões (Odjn, Chetyre e Dover) foram criados para serem fundidos com fortes guerreiros e assim ter uma chance de voltar à superfície. Os clones são considerados como D-Ratio 1/2, ou seja, os originais eram os 1/1.




Mais anos se passaram e os Regentes surgiram, uma classe de guerreiros com D-Ratio alto que decidiram governar o subterrâneo e impedir que a civilização voltasse para superfície (provavelmente para continuar governado o "mundo").




Elyon foi o primeiro escolhido de Odjin, ele até chegou a derrotar todos os Regentes mas desistiu de ir pra superfície achando que estava sendo controlado pelo dragão. Graças a isso, ele se torna o novo líder dos Regentes e impede diversos outros escolhidos.



E assim Ryu com seu D-Ratio 1/8192 conhece Nina e Lin e descobre que a Nina está morrendo por conta da poluição no subterrâneo, fazendo sua missão ser chegar a superfície. Tem o Boch também... É só um arrombado mal perdedor que força ser "linkado" com Chetyre por não vencer o Ryu.



Como disse antes, tudo aqui é muito exigente, se prepare para comprar centenas de poções porque não há INNs e os pontos de saves são escassos! Além de você precisar de um NPC para equipar novos itens.




As coisas ficam bem fáceis quando você usa o D-Dive, a tal transformação de Dragão. Mas se a porcentagem chegar ao 100% você morre! Pra ser sincero, acho que conseguir usar ela umas 5x e encerrei o jogo nos 92%.




Pra encerrar, o game é curto, muito linear e o que aumenta BASTANTE sua duração são os combates lentos e demorados. Até tem UMA side quest que é enfrentar o Dover, mas só isso mesmo. Realmente não é meu estilo de jogo.


 

GO FOR BROKE!!!!!


capcomquest2.png
bottom of page