top of page
  • Foto do escritorWagnerRM

Breath of Fire (1993): A Lenda do Dragão Guerreiro! | Capcom Quest #111

Acho que Fast Forward deveria ser uma feature obrigatória em RPGs, principalmente nesses com mapas GIGANTES. Capcom Quest de Breath of Fire! A guerra contra os Dark Dragons!


A primeira coisa que fiquei surpreso foi que a Capcom contratou a Square Soft para traduzirem o game para o inglês. Essa foi uma das minhas reclamações do jogo Destiny of Emperor, a tradução era entendível mas tinha alguns erros ortográficos, coisa bem comum daquela época.


A lore do game é aquela conhecida luta entre o bem e o mau, sendo que o bem é o clã dos Dragões da Luz que querem impedir que os Dragões das Trevas, que são os vilões, reúnem as 6 chaves para libertar a deusa Tyr, ou Myria (depende da versão). É óbvio que muitas coisas acontece na história, mas isso é você que tem que jogar e descobrir xD



Como você já deve saber, o game é um rpg de turno, com aquelas mecânicas bem clássicas mesmo. A inovação, pelo menos pra mim, fica em poder jogar com um protagonista que vira dragão e também as fusões, que comento daqui a pouco!



O grinding foi algo bem natural na minha run, não fiquei nenhum momento treinando para upar meus personagens, muito pelo contrário, nem foquei em equipar todos os personagens com os melhores itens, que inclusive fica aqui uma crítica!




Eu demorei toda a minha gameplay para descobrir que essa era a opção que comparava seus itens equipados com os que você está comprando. No final das contas, eu sempre tinha que comprar itens na sorte e ver se valia a pena equipar ou não. Sinceramente não entendi a necessidade de criar uma opção separada para comparar itens, seria muito melhor se deixasse ela junta com a outra. O que acabou me gerando uma certa preguiça de comprar melhores equipamentos.



É impossível não criticar a lentidão dos personagens andando pelo mapa, ainda mais em partes aonde o respawn de inimigos é grande. Sério, levei 20 horas para zerar o game, mas isso por que usei muito "Fast Forward", caso contrário acho que iria mais umas 10 horas fácil!




No total são 8 personagens, sendo que todos eles entram na sua party ao longo da jornada (nenhum é secreto). A maioria deles tem habilidades para serem usadas no mapa, como por exemplo o Bo que além de atravessar árvores ele também usa seu arco e flecha para caçar animais e recuperar HP!



Mas sem dúvidas o mais legal é o Karn! Esse cara aí, alem de ter a habilidade de remover armadilhas dos baús, também consegue aprender a técnica da fusão, que no total são 4 versões, sendo que a última delas faz com que ele se funda com outros 3 personagens




Uma crítica meio chata que NÃO É EXCLUSIVA desse jogo, mas também está aqui, são os npcs que ficam travados nas portas ou em locais que você precisa passar. Sério mano, as vezes eles ficam mais de 10 segundos parados e você não consegue progredir no jogo.




Sem falar da clássica neh? Perguntas que, mesmo tendo duas opções, você é obrigado a responder a certa, caso contrário o npc vai te fazer a mesma pergunta eternamente...





O que me deixou feliz é que boa parte das minhas críticas se tornaram irrelevantes com a versão de Game Boy Advance! Realmente a Capcom melhorou demais nessa versão. Os personagens andam muito mais rápido, o menu é mais intuitivo, inclusive para comparar equipamentos. Até mesmo o grinding, que eu não critiquei, eles dobraram a XP!





Pra mim a única coisa que faltou colocar na versão de gba foi um mini mapa, as vezes a gente fica perdido. E também achei as cores um pouco borradas...





Apesar da Capcom já ter trabalhado em outros rpgs, foi com Breath of Fire que ela ficou conhecida nesse gênero, tanto que até hoje, grande parte dos jogadores acham que BoF foi a primeira e única franquia de rpgs que a empresa fez. Pois é, eu me incluía nesse grupo até pouco tempo atrás xD


 

Tudo começa aqui!


Comments


capcomquest2.png
bottom of page